Nesta data, 18 de março de 2012, comemora-se o 27.º aniversário de fundação do Clube do Livro Coriolano Castro. Naquele distante 18 de março de 1985, eramos 7 sócios fundadores. Buscavamos agregar pessoas interessadas por assuntos vinculados à cultura, especialmente por livros e literatura. Daí surge a ideia de formar uma biblioteca, com doações e empréstimos de livros pelos próprios associados.
Em 11de junho do mesmo ano o Estatuto Social foi aprovado e eleita a primeira diretoria, tendo na presidência a Professora Clotildes Borges. Já no mês de julho, circulava a primeira edição do órgão informativo do Clube do Livro, o Clarim Santanense. Tem início uma história de idealismo e de idealistas, que viria ultrapassar um quarto de século, alternando avanços e tropeços, que passarei a relatar em postagens neste blog.
No ano de 2009, quando eu integrava o Conselho Deliberativo do Clube do Livro, propus a criação de um grupo de trabalho para organizar as festividades do 25.º aniversário da instituição, que seria comemorada em 18 de março de 2010. Devido a uma série de fatos que relato na Notificação à Diretoria do Clube do Livro (postagem neste blog em data de 07.08.2011), a proposta não mereceu qualquer atenção ou acolhida e a importante data passou totalmente obscura.
Surpreende-me que neste ano, o 27.º aniversário tenha merecido destacadas comemorações, embora a programação, pelo que tomei conhecimento à distância, tenha sido pouco alusiva aos fins culturais da instituição. Foram shows, "fest's", boates, uma benção em praça pública coincidindo com o horário da missa dominical na igreja, ao que eu soube, forçando o padre a fechar a porta para poder rezar sua missa sem o "ruído" do evento concorrente...
Mesmo na condição de sócio fundador, ex-presidente da instituição e colaborador em diversas atividades ao longo dos anos, não fui merecedor de um convite para os cerimoniais do 27.º aniversário. Tomei conhecimento à distância, assim como venho tomando conhecimento da grave situação enfrentada pela instituição que fundamos com idealismo para ser dedicada a fins culturais e não para servir, como hoje, de trampolim político para dirigentes descomprometidos com os verdadeiros fins estatutários.
Neste sentido, sugiro a leitura da Notificação à Diretoria, já anteriormente referida, cuja postagem concluí nesta data, acrescendo notas ao final. Os fatos registrados naquela notificação, datada de 14.04.2010 se agravaram de tal forma que, hoje, ao invés de parabenizar os atuais dirigentes pelo aniversário do Clube do Livro, sirvo-me desta data para lançar uma denúncia e alerta, que ampliarei em postagens futuras.
A atual gestão de diretoria, sob a presidência do Sr. Derli Oliveira de Melo, que acumula também a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de um partido político que fundou recentemente no município (fala-se que para concorrer em chapa majoritária nas eleições municipais), prima pela total falta de transparência em seus atos.
Neste cenário, o Conselho Fiscal encontra-se inativo desde o último trimestre do ano de 2011, por licença ou demissão de seus integrantes; as decisões da diretoria não constam de atas registradas em livro próprio; os fartos recursos financeiros angariados estão custeando até a aquisição de um veículo para uso do multi-presidente em um período pouco recomendável, especialmente considerando o repasse de recursos públicos para a instituição e a deficiência nas prestações de contas.
Para maior clareza, a fim de melhor entendimento se restar alguma dúvida: o Clube do Livro recebe repasse de recursos para prestação de serviços de rádio para a Prefeitura Municipal e para a Câmara Municipal; os registros e prestações de contas, na ausência de atuação efetiva de um Conselho Fiscal, certamente são deficientes; o Presidente candidato a candidato (fato público e notório) adquire, em pleno ano eleitoral, um veículo para uso do Clube do Livro/Rádio, sob discutível autorização da Diretoria da instituição.
Na mesma esteira de fatos, os festejos de aniversário, dadas as circunstâncias, também podem ser colocados na vala da suspeita de promoção pessoal. E o repasse de recursos públicos, como fica? E a fiscalização da aplicação de tais recursos, quem faz? E a manutenção de empregados com vínculos irregulares, com infração à legislação trabalhista e sonegação fiscal (INSS), apesar do alerta deste associado em notificação há quase 2 anos?
Realmente, parece-me que não temos qualquer motivo para comemorações. Contudo, a data apresenta-se oportuna para uma reflexão e para a denúncia. Com esta intenção, estou postando este comentário para diversos endereços de santanenses ou de pessoas vinculadas a Santana.
Quem tiver interesse pelo assunto, multiplique esta mensagem. Quem não desejar mais receber as postagens, favor comunicar pelo e-mail divulgado para contato.
Finalmente, aos atuais dirigentes do Clube do Livro Coriolano Castro um recado: após 2 anos da Notificação desconsiderada, após a extinção ilegal do Conselho Deliberativo, após a eleição arranjada com apoios e interesses alheios aos fins do Clube do Livro, estou começando a luta pela salvação da instituição da qual fui fundador.
Espero que meu grito ajude a despertar consciências adormecidas. Com o mesmo vigor juvenil de 1985 estou colocando em forma o meu exército de um homem só, tendo como arma apenas a palavra.
Moacir Donato Rosa de Oliveira
Sócio fundador do Clube do Livro
Ex-Presidente da Diretoria Executiva
Ex-Diretor do Clarim Santanense
Ex-Presidente do Conselho Deliberativo
============================================
Apêndice - Índice de matérias postadas em 2011
24.07.2011 - Apresentação
24.07.2011 - Artigo Publicado no Clarim Santanense Dez/2008
24.07.2011 - À Memória de Eraldo Freitas da Silva
31.07.2011 - Preta Velha Benzedeira - Uma homenagem à Tia Vergínia
04.08.2011 - Censura Dirigida
07.08.2011 (início postagem) - Notificação à Diretoria do Clube do Livro Coriolano Castro
14.08.2011 - O Plátano Falante
28.08.2011 - Semana em Revista
11.09.2011 - 11 de Setembro
18.09.2011 - Semana Farroupilha
27.10.2011 - Próximas Postagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário