Seguidores

domingo, 11 de dezembro de 2016

A MINERAÇÃO DE CHUMBO E O RIO CAMAQUÃ

Não tenho por hábito manifestar opinião sobre assunto que desconheço. Por isto, meu silêncio até este momento sobre a questão envolvendo as notícias sobre a exploração de chumbo nas Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul, e seus possíveis reflexos na bacia hídrica do Rio Camaquã (que banha diversos municípios até chegar à Lagoa dos Patos).

Nascido e criado na "costa do rio", costumo dizer que as águas do Camaquã são a ceiva que alimenta minhas raízes. Esse sentimento é reforçado pela honra que tenho em ser o autor da composição LAMENTOS DE UM RIO, adotada como hino do Consórcio Intermunicipal de Defesa do Rio Camaquã - CIDERCA (letra e áudio podem ser acessados no website do consórcio). 

O assunto, por certo, é de extrema relevância e não pode ficar restrito à discussões sobre os aspectos do desenvolvimento econômico e à geração de empregos, embora também estes sejam relevantes. Necessário se ter, igualmente, uma visão de médio e longo prazos, envolvendo os impactos gerados por essa atividade econômica e seus possíveis riscos. 

Como disse ao início, não tenho por hábito emitir opinião sobre assuntos que desconheço. Por isto, vou dedicar parte de minhas férias para pesquisar o tema e para manter contatos com profissionais que possam auxiliar-me no entendimento do assunto. A partir daí, pretendo posicionar-me e definir meu eventual engajamento na questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário