Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

CACHORRO QUE COME OVELHA - III


OS TRÊS “SUPER ELEITORES” DAS PRÓXIMAS
ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM SANTANA DA BOA VISTA

Em postagens anteriores, sob o título acima, fiz comentários sobre as próximas eleições municipais em Santana da Boa Vista, minha aldeia natal, afirmando que apontaria os nomes daqueles que, em minha análise, são os 3 “super eleitores” das eleições vindouras. Assim definidos “super eleitores” devido ao potencial prestígio político no momento e influência daí decorrente no resultado das próximas eleições, por meio de candidaturas próprias ou em apoios e alianças.

A apresentação é feita seguindo a ordem de antiguidade na vida política, iniciando pelo ex-prefeito que cumpriu dois mandatos, iniciando na vida política como vereador; seguindo pelo atual prefeito do Município, também iniciando com mandatos no Legislativo Municipal; e concluindo a análise com o atual deputado estadual com residência e domicílio eleitoral no município.

O EX-PREFEITO MUNICIPAL cumpriu dois mandatos, de 1997 a 2004, e elegeu a então esposa, a qual também cumpriu dois mandatos, de 2009 a 2016. Nas últimas 6 eleições locais, juntamente com a esposa, venceram 4 eleições. É o que se denomina “capital político”. Independente de sua condição de elegibilidade, ou de candidatura própria, é seguramente um dos três nomes com maior influência política no município.

Pessoalmente, com o cuidado devido ao fazer comentário sobre um desafeto político (fato público na cidade), mesmo reconhecendo o prestígio e influência política do ex-prefeito, vejo-o como representante de um ciclo encerrado, o ciclo dos moços de minha geração, aqueles que ao início da década de 90 encerraram o ciclo anterior, sob domínio da ARENA/PDS, vencendo a eleição de 1992. Líder autocrático, não vejo sucessores em seu PTB com potencial de renovação.

O ATUAL PREFEITO, Ito Freitas, cumprindo seu primeiro mandato, agrega a experiência anterior na Câmara Municipal, é produtor rural e bem integrado à comunidade. Recebeu a Prefeitura Municipal numa situação de descrédito da administração anterior (comprovado pelo péssimo desempenho eleitoral do então candidato da situação). Além disto, sua gestão enfrenta a pior crise econômica do país desde a instalação do município.

Independente de eventual desgaste de seu partido (PT) e do também eventual prejuízo eleitoral decorrente da ruptura da aliança com o partido de seu vice (MDB), o atual prefeito tem em seu favor uma carreira política isenta de qualquer mácula (é “ficha limpa”). Numa eventual candidatura à reeleição, os desgastes naturais da gestão podem ser compensados com as realizações e conquistas alcançadas, apesar da “herança” recebida e do cenário econômico adverso.

O DEPUTADO LUIZ MARENCO, cumprindo seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, tem sua residência e domicílio eleitoral no município. É um dos 3 “super eleitores” apontados, devido exatamente à condição política conferida pelo mandato parlamentar. Seu partido, o PDT, apesar de reorganizado agregando algumas antigas lideranças dessa legenda, nunca teve desempenho eleitoral expressivo no município.

O deputado, renomado artista gaúcho, tem marcado positivamente o início de sua atuação parlamentar. A incógnita a decifrar é se está disposto a se envolver na política local do município. Também, não se tem conhecimento de nomes expressivos na legenda para disputa ao executivo. Contudo, o prestígio e eventual engajamento pessoal, se emprestado a determinada candidatura ou aliança certamente poderá ter forte influência nos rumos da próxima eleição.

Concluindo, julgo oportuno registrar, reportando-me ao comentário anterior, quando falei sobre a situação dos principais partidos do município, o papel de coadjuvantes dos dois partidos mais antigos e tradicionais do município, o PP e o MDB, a tal ponto que os 3 eleitores mais influentes, acima apontados, não integram essas legendas.
.......................................................

Numa próxima postagem, concluindo esta série sobre a política santanense, falarei sobre rupturas, separações e reconciliações e... como num bom folhetim, em traições.

 Postado no facebook dia 24/11/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário