Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

CACHORRO QUE COME OVELHA - II




AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 EM SANTANA DA BOA VISTA
(Continuação da postagem do dia 07/novembro)

Ao encerrar a postagem anterior, afirmei que apontaria os 3 super eleitores das próximas eleições em minha terra natal.

Vou iniciar por uma breve análise da situação dos principais partidos políticos do município, aqueles que tem representação na Câmara municipal, seguindo a ordem crescente do número da legenda de cada partido: PP (11), com 3 vereadores;  PT (13), com 1 vereador; PTB (14), com 2 vereadores, e MDB (15), com 3 vereadores.  

PP - Partido Progressista (11)  
- Originário da velha ARENA, depois PDS, dominou o cenário político do município desde a primeira eleição, em 1968, vencendo sua última eleição em 1988, com mandato até 1992.  Com a redemocratização do país, perdeu força, teve pouca renovação de lideranças e não atualizou sua cartilha.
- O partido apostou em nomes novos, sem tradição política, nas últimas duas eleições, fez alianças, contudo sem êxito. Parece que o sucessor do “maior partido do ocidente” (ARENA), sem os recursos discricionários dos seus “áureos tempos” não achou o caminho da vitória.

PT - Partido dos Trabalhadores (13)
- Embora organizado desde a década de 90 no município, e disputando as eleições com candidatura própria ou em aliança, o partido era minoritário. Na última década, conquistou cadeira na Câmara Municipal e, nas eleições de 2016 elegeu o atual Prefeito Municipal, em coligação com o MDB.
- É difícil analisar o impacto do desgaste da legenda nas próximas eleições. A coligação que elegeu o atual prefeito (PT/MDB), segundo notícias, passa por turbulência nas relações. Contudo, o Prefeito Municipal é político experiente, tem boa inserção na comunidade e, ao que se sabe, tem uma trajetória política sem máculas.

PTB – Partido Trabalhista Brasileiro (14)
- Foi criado, no município, no ano de 1999, pelo prefeito então eleito pelo MDB, que na eleição do ano 2000 se reelegeu pelo PTB, governando até 2004. Voltou à Prefeitura em dois mandatos contínuos, no período de 2009 a 2016, elegendo a esposa do ex-prefeito fundador do partido.
- O desempenho na próxima eleição é uma incógnita. Trata-se de um partido com características personalistas, que gira em torno de seu fundador. Não disponho de informações exatas sobre a condição de elegibilidade do maior líder do partido. Trata-se, contudo de um nome conhecido e com capital político próprio.

MDB – Movimento Democrático Brasileiro (15)
- Juntamente com o PP, é um dos partidos mais antigos do município, tendo disputado todas as eleições municipais. Governou o município no período de 1973/1976 e somente voltou à Prefeitura nas eleições de 1992, encerrando o ciclo de domínio da ARENA/PDS. Venceu ainda as eleições de 1996 e de 2004.
- O partido, a partir das eleições perdidas em 2008 se desidratou, tendo o pior resultado eleitoral de sua história em 2012. Em 2016, retornou à Prefeitura em aliança com o PT (tem o vice-prefeito). No município, o partido perdeu sua identidade, dispersou seu eleitorado e parece ter rejeitado sua própria história.  
................................

Na próxima postagem, indicarei quais, em minha análise, são os 3 super eleitores das próximas eleições municipais.

Postado no facebook no dia 13/11/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário